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Nesta nova temporada, o Coral Fundap continua sua viagem pela civilização e história, degustando musical e antropologicamente as culturas e suas celebrações – jornada iniciada em Ainda (2005), que reunia pelos contrastes os rituais do cotidiano, a identidade de diferentes povos. Em Romeu, Julieta, Queijo e Goiabada, o grupo questiona o status cultural das canções que apresenta, tramando a entropia das interpretações de erudito e popular. Assim, a canção elisabetana liga-se ao samba de rua cantado em Vila Isabel  uma vez que a mesma celebração da vida pode ser encontrada seja no ‘templo do samba’, um santuário para Clara Nunes, ou na Ave Maria que David McIntire dedicou à própria mãe. Afinal, não é ela, mãe de todos, a ‘maravilha de aquarela que surgiu’, o ‘manto azul da padroeira do Brasil’, ‘Nossa Senhora Aparecida’?

O espetáculo começa com In Memoriam de Bruno Coulais – pelas primeiras palavras da missa cristã, Kyrie Eleison, Christe Eleison. Segue-se a Cantique de Jean Racine, de Gabriel Fauré, em sua evocação (tão humana!) de Cristo, em versos barrocos: Dissipe ce sommeil d’une âme languissante Qui la conduit à l’oubli de tes lois!. A poesia de Fernando Pessoa serve como guia à música, nos Três Cânticos Breves de Ronaldo Miranda, antes de a ‘arte sagrada’ virar então samba, seja em O Samba é meu Dom, de Wilson das Neves e Paulo César Pinheiro, seja em tantos outros ‘dons’: de quadra, de enredo, de roda, na palma da mão. A ilustrar essa leitura, outras linguagens foram utilizadas: da dança, do teatro, das artes plásticas. Pois não vale apenas questionar o paradoxo entre a música e a poesia (prima la musica, poi le parole). Sem ser instrumentalista, didática e muito menos ideológica, a pesquisa do grupo quer apenas lançar idéias projetadas pelas forças unidas da arte. Romeu, Julieta, Queijo ou Goiabada? Que o público ouça e decida.

Programa

In memoriam, Christophe Barratier / Bruno Colais, adapt. César Cerasomma
The lamb, John Tavener (Poem by Wiliam Blake, 1757-1827)
Cantique de Jean Racine, Gabriel Fauré (1845-1924)
Ave Maria, David MacIntyre
Sacrum convivium, Olivier Messiaen
Agnus Dei, Patrick Rydman
Três cânticos breves(Canção), Ronaldo Miranda, sobre texto de Fernando Pessoa
Estação derradeira, Chico Buarque, arr. César Cerasomma
O samba é meu dom, Wilson das Neves / Paulo César Pinheiro, arr. Piero Damiani
Disritmia, Matinho da Vila, arr. César Cerasomma
Portela na avenida, Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro, arr. Gabriel Levy
A volta do malandro, Chico Buarque, arr. Piero Damiani
Kizomba, a festa da raça, Martinho da Vila (samba-enredo do G.R.E.S Unidos de Vila Isabel, 1988)

Ficha Técnica

Concepção e direção
César Cerasomma / Eduardo Trindade / Gustavo Lanfranchi

Monitoria de naipes
Denise Yamaoka/ Leandro Zuza / Mauricio Martins

Direção musical
César Cerasomma

 

Preparação vocal
Maurício Martins

Direção de produção
Eloisa Pires